Desafios das Energias Renováveis

Constituindo uma alteração paradigmática, o incremento das energias renováveis contem alguns desafios que tem vindo a ser solucionados e que, certamente, no futuro terão resposta adequada.Desafios das Energias Renováveis

  • Irregularidade das fontes de energia. Apesar de ilimitadas, a natureza não disponibiliza as fontes energéticas exactamente no momento em que são necessárias. Nem o vento, nem a chuva nem o sol estão disponíveis permanentemente.

  • Valor dos investimentos. Produzindo normalmente energia de baixa intensidade, as energias renováveis necessitam de equipamentos de alta tecnologia e de grande dimensão para atingir níveis de produção satisfatórios.

  • Impacto paisagístico. Considerado um inconveniente no caso das eólicas, pode ser uma oportunidade em casos como a energia solar ou hidroeléctrica. Depende sobretudo do enquadramento e da criatividade dos agentes económicos.

  • Diversidade Geográfica. A dispersão geográfica dos recursos naturais leva a que o aproveitamento das fontes renováveis não é igual de país para país, de região para região. A identificação dos aproveitamentos com sustentabilidade e a caracterização das redes de transporte de energia são específicas e constituem oportunidades e desafios que favorecem a criação de clusters nacionais.

ERA é uma empresa participada do Grupo Finertec
ERA é uma empresa participada do Grupo Finertec