Energia Hidroeléctrica – Caracterização

A energia hidroeléctrica é obtida através de centrais associadas a barragens construídas em leitos de rios, que interrompem o fluxo e armazenam temporariamente a água numa albufeira. 

Energia Hidroeléctrica

Os aproveitamentos hídricos utilizam a energia que decorre da diferença de nível entre a albufeira e o rio, fazendo rodar as turbinas da central hidroeléctrica e gerando electricidade.

A energia hidroeléctrica é uma das energias renováveis mais eficientes e com maior sustentabilidade ambiental. Grande parte dos efeitos negativos são reversíveis pela própria natureza e o impacto ambiental mais significativo ocorre durante a fase de construção.

A dimensão dos aproveitamentos hídricos varia de acordo com um conjunto de factores destacando-se, entre muitos outros, a configuração topográfica, o caudal e a queda do curso de água.

As grandes hídricas atingem potências acima dos 200 Mw, sendo considerados Mini hídricas os aproveitamentos hidroeléctricos com potência instalada até 10 Mw

As centrais Mini hídricas, pela sua dimensão, pelo reduzido impacto ambiental e pela sua utilização múltipla, constituem oportunidades de elevado potencial económico, ambiental, estratégico e social.

Para além do beneficio da produção de energia a partir de fonte renovável, as Mini hídricas permitem controlar e regularizar o caudal dos rios, alimentar sistemas de rega, apoiar o combate a incêndios, captar água para consumo humano e contribuir para o desenvolvimento das actividades agro-pastoris.

Em alguns casos, a instalação de Mini hídricas, ao induzir humidade na atmosfera, funciona como factor de estabilização climatérica.

ERA nas Mini Hídricas

A sustentabilidade ambiental e económica das Mini Hídricas e o know how e experiência da ERA no sector energético estiveram na origem da aposta na prospecção, construção e exploração de Mini Hídricas em território Angolano.

Destaca-se em 2009 a participação activa da ERA no concurso promovido pelo MINERG inserido no Programa de Desenvolvimento de Pequenos Aproveitamentos Hidroeléctricos em Angola

ERA é uma empresa participada do Grupo Finertec
ERA é uma empresa participada do Grupo Finertec